.

.

 
 

.

.

Longitude: Coordenada Geográfica.

Longitude Coordenada Geográfica

Para o correto entendimento do que é Longitude, devemos lembrar que é o Meridiano de Greenwich o elemento delimitador das Longitudes. Existindo as Longitudes Leste e as Longitudes Oeste. O Meridiano de Greenwich representa a Longitude 0° (zero graus).

Lembre que além do Meridiano de Greenwich ser o referencial para a demarcação das Longitudes, esta linha imaginária também divide o nosso planeta em Hemisfério Ocidental e Hemisfério Oriental.

As longitudes variam de 0° a 180° na direção Leste e de 0° a 180° na direção Oeste. (lê-se de zero a cento e oitenta graus)

Na imagem acima, os 180 graus leste e os 180 graus oeste foram divididos de 30 em 30 graus, este recurso foi utilizado para uma melhor representação cartográfica.

É comum a utilização deste mesmo recurso com agrupamento de longitudes em mapas, podendo haver o agrupamento de 10 em 10 graus, de 20 em 20 graus, ou com outros valores, ficando a critério do cartógrafo a melhor representação cartográfica, tudo levando em consideração a escala utilizada na sua confecção, isto para que o mapa não fique poluído, dificultando a visualização de outras informações existentes nele.

Observe que na figura acima estão demarcados os pontos A, B, C, D, possuindo cada ponto as seguintes longitudes:

Ponto A: 120° Longitude Oeste.
Ponto B: 30° Longitude Oeste.
Ponto C: 90° Longitude Leste.
Ponto D: 180° Longitude Leste.

As longitudes, juntamente com as latitudes são denominadas de Coordenadas Geográficas, sendo um importante recurso de localização na superfície terrestre, pois sabendo a longitude e a latitude de um lugar, pode-se chegar a qualquer ponto do nosso planeta.

Veja Também:

.
.

Publicidade:

.
.
.

Informações Sobre Outros Lugares:

.