.

.

 
 

.

.

Altitude:

Altitude

A diferença entre altura e altitude é que a altura é medida de um ponto qualquer, já a altitude sempre é medida a partir do nível do mar.

Observe que na figura acima estão demarcados os pontos A, B, C, possuindo cada ponto as seguintes altitudes:

Ponto A: 400m de altitude.
Ponto B: 600m de altitude.
Ponto C: 900m de altitude.

Concluí-se então que quando estamos na praia estamos a 0m de altitude. Para designar um ponto abaixo do nível do oceano é utilizado o termo Altitude Negativa ou ainda profundidade.

Pelo fato do relevo do nosso planeta não ser totalmente plano possuímos uma grande variedade de altitudes diferentes.

Picos Mais Altos do Planeta:

Veja abaixo os pontos de maior destaque do nosso planeta em termos de altitude:

Monte Everest: Localizado na Cordilheira do Himalaia, na fronteira entre os países Nepal e Tibete, este último pertencente à China, possuí 8848m de altitude, sendo a montanha mais alta do mundo.
Monte Godwin-Austen: Mais popularmente conhecido com K2. Localizado em uma montanha da cordilheira do Himalaia, possuí a altitude de 8611m, sendo a segunda mais alta montanha do mundo.
Kanchenjunga: Também faz parte da Cordilheira do Himalaia, mais precisamente entre a fronteira do Nepal e Índia, tendo 8.586 m de altitude, recebendo o título de terceira montanha mais alta da Terra.

Picos Mais Altos do Brasil:

No Brasil também existem pontos de elevada altitude, porém nada comparado aos picos existentes no Himalaia, veja abaixo três das maiores altitudes do relevo brasileiro.

Pico da Neblina: Está localizado na Serra do Imeri, que fica na cidade de São Gabriel da Cachoeira, Estado do Amazonas, nas fronteiras do Brasil, Colômbia e Venezuela, possui 2993m de altitude, sendo o ponto de maior altitude em território brasileiro. Neste mesmo local está localizado o Parque Nacional do Pico da Neblina.
Pico 31 de Março: Localiza-se na mesma Cadeia de Montanhas onde está o Pico da Neblina, na Serra do Imeri, possuí 2.972m de altitude, sendo apenas 21m mais baixa que o Pico da Neblina, recebendo o título de segunda maior montanha do Brasil em altitude.
Pico da Bandeira: Está localizado em Minas Gerais, no Parque Nacional do Caparaó, tendo 2891m de altitude, recebendo o título de terceira maior montanha brasileira.

Veja Também:

.
.

Publicidade:

.
.
.

Informações Sobre Outros Lugares:

.